bume

VALE A PENA COMPRAR DRONE PARA FOTOGRAFIA?

Quem imaginava há alguns anos atrás poder fazer fotos aéreas com um pequeno objeto como um drone, não é?

Antes, quando uma a empresa precisava de uma foto aérea precisava contratar um avião ou helicóptero para sobrevoar a área com um fotógrafo profissional que executaria o trabalho com uma câmera DSLR gigante.

Hoje com não muita grana você pode comprar um drone como esse que é facilmente pilotável por qualquer pessoa, tem sensores para evitar que você destrua o equipamento e são equipados com câmeras de qualidade decente e um gimbal para estabilizar as imagens.

Eu adquiri meu primeiro drone em setembro de 2017 e na época o objetivo era melhorar a cinematografia dos meus vídeos, pois quando você não sabe contar história, basta tacar clipes drone, 120 fps e um gimbal na sua timeline que “tá tudo resolvido “. Zoando, galera.

História ainda é o principal elemento de um vídeo e é o que eu mais tento melhorar a cada vídeo, pois um vídeo com cinematografia perfeita e historia vagabunda logo deixa de ser interessante.

Mas então, eu sou fotógrafo de casamentos e ensaios e quero dar a minha opinião aqui sobre o uso do drone para fotos e vale a pena invetir em um, já que para vídeo é clara a necessidade do uso para estabelecer o local do seu filme e dar mais valor a sua produção.

Situações de uso do drone

Eu uso drone em meu trabalho hoje em dia em duas situações apenas.
Ensaios pré -casamento onde a locação é favorável e para decoração e local do casamento, quando o mesmo acontece ao ar livre.


Deixa eu destrinchar isso pra vocês.


Quando eu sei que a locação do ensaio terá áreas bem amplas com paisagem mais limpa sem muita poluição visual como postes, casas, etc, eu levo o drone.


Um bom exemplo foi essa foto aqui na duna onde tenho poucos elementos de distração e o olhar vai direto pro casal.

fotos de casamento com drone

Então o drone foi ótimo para conseguir um ângulo privilegiado.

Nessa outra foto aqui eu tenho poucos elementos e fiz uma foto bem parecida.

Em casamentos eu utilizo para fotos do local, como essa aqui, fotos da decoração.

Não faço fotos do casal durante a cerimônia pra evitar o barulho e também porque teria que parar de usar a câmera em terra, deixando assim algum momento importante que pudesse estar acontecendo passar batido.


Se eu tiver tempo, também faria do casal após a cerimônia, caso o local de encaixasse naquilo que falei sobre o ensaio.

Vale a pena comprar o drone?

Aí vc me pergunta: vale a pena, Arthur? Preciso comprar um drone também? Minha resposta é: não!

É um investimento muito alto para você fazer apenas de duas a cinco fotos pra cada cliente, já que ninguém vai fazer todas as fotos do evento ou ensaio de drone.

O cliente não espera que tenhamos um drone como fotógrafos de casamento. Click to Tweet

Além disso o casal não espera isso de você provavelmente. Eu nunca falo que vou levar drone, levo apenas quando acho cabível como mais um instrumento para enriquecer meu trabalho.

Eu comprei o meu para uso no canal de fotografia no YouTube  e viagens, e por isso uso para fotos também. Mas jamais compraria somente para fotos, pois acho que não é uma necessidade de um fotógrafo de casamento nem mesmo uma exigência do mercado.

Mas se você tem curiosidade e tem grana, compre. É muito divertido de voar e tende uns ângulos diferenres também.

Fotos de drone também geram muito engajamento quando você posta no Instagram. Haha

Qual drone comprar em 2019?


Eu uso o Macic Pro Platinum. É um ótimo drone, bateria boa, não muito barulhento e o sinal dele é melhor que o do Mavic Air.

Mas se pudesse iria logo de Mavic Pro 2 Zoom, por ser mais versátil pra fotografia, já que tem o zoom obviamente.

Para filmagem eu usaria o DJI Mavic Pro 2, pois ele tem o sensor de 1″ e 4k com 10bit que faz toda diferença na hora de fazer o color grading.

Assista em Vídeo no nosso Canal

Veja mais e não vá embora agora...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOSSOS PARCEIROS

QUER APRENDER MAIS?

CONHEÇA MEU CANAL NO YOUTUBE COM DICAS DE MARKETING E FOTOGRAFIA