bume

SITE PARA FOTÓGRAFOS – VOCÊ PRECISA DE UM

Opa, Pessoal! Então, a maioria dos fotógrafos focam todas as suas energias em ganhar mais seguidores em redes sociais, muitos até mesmo compram esses seguidores só pra impressionar possíveis visitantes do seus perfis.

Mas quando se trata de fechar vendas os números são ruins e demonstram que a estratégia deles é ruim.

Todos que ouço falar que site não fecha vendas são aqueles que publicam meia dúzia de fotos de um trabalho ou outro no site feito com template genérico de alguma empresa que todos fotógrafos estão usando e pronto, ficam na esperança de que recebam dezenas de orçamentos.

Como você vai se diferenciar dessa forma? Difícil, né?

CRIE UM SITE QUE TENHA CONTEÚDO

O que eu fiz e sugiro você fazer é um site único, bem feito, que funcione perfeitamente no computador e no celular e que mais que tudo isso tenha conteúdo.

Quando falo de conteúdo não digo seu portfólio apenas. Eu falo em conteúdo que responda as dúvidas mais comuns do seu publico.

Fotografa gestantes? Provavelmente ela esteja pesquisando por qual a melhor época pra fazer um ensaio, sobre qual local, sobre quais roupas, sobre levar ou não levar acessórios.

Diante disso, você deve se antecipar e criar esse conteúdo, pois quando seu cliente em potencial for pesquisar por ele você estará lá em primeiro lugar no Google para responder a dúvida dele e ele ter consciência da sua existência.

Vocês tem noção do poder disso?

Eu recebo orçamentos e mais orçamentos todos os dias através do meu site graças aos conteúdos educativos que criei e postei no meu blog para noivas, também recebedo pedidos para fotógrafo brasileiro em Nova York pois fiz um site para lá também.

Criei a Yard. uma empresa de fotografia de imóveis em Fortaleza e a primeira coisa que fiz foi contratar uma empresa de criação de sites para fazer um site irado em que eu pudesse divulgar os trabalhos de fotografia de Arquitetura lá também.

Quando uma noiva pesquisa por local para casar na praia em Fortaleza é meu site que ela acha. Quando ela pesquisa por local para ensaio externo, sou eu que estou em primeiro lugar com artigos que ajudam elas nessa tarefa.

Se ela tá pesquisando por um local para casar ela vai precisar de um fotógrafo, não é? Então! Haha! O Arthur aqui tá lá pra ajudar ela e ser o fotógrafo!

Ainda ranqueio bem para locais no Brasil e no exterior como Nova York, Roma, Miami, Fernando de Noronha, Trancoso, Lisboa, que estou ou em primeiro lugar ou nos 5 primeiros lugares da busca.
Algo que me trás pedidos de orçamentos semanais e que já consegui fechar negócios algumas vezes quando os custos da viagem se encaixam bem no que o cliente espera.

Resumindo: tenha um blog no seu site em que você publique além de seus trabalhos, artigos educativos que te façam atalhar seu cliente na jornada de compra dele.

Para ranquear melhor no Google, sugiro você ler e aplicar as dicas que dou de SEO para fotógrafos nesse artigo.

CAPTE E-MAILS DOS VISITANTES

Outro grande motivo para você ter um site é que nele você poderá adicionar formulários de captura de e-mail. E não pense que e-mail morreu não.

Fiz uma pesquisa no Instagram onde 84% dos usuários disseram abrir seus e-mails diariamente. 

Eu mesmo prefiro 10 endereços de e-mails captados no meu site que 1000 seguidores no Instagram. Pois com esses e-mails eu posso ter uma conversa muito mais próxima com minha audiência.

Quando eu mando uma campanha de e-mail para 1000 pessoas, em média 30% delas irão abrir o e-mail e 15% irão clicar e visitar meu site. Quando eu posto uma foto no Instagram, o algoritmo só mostra pra no máximo 5% da minha base.

Outro dado assustador. Tenho 21mil seguidores no Instagram. Quando posto um Storie e peço para a galera deslizar pra cima, em média 1000 pessoas veem o Storie e uns 20 deslizem pra cima. 20, negada! 20! Isso é 0,1 fucking por cento do número de seguidores.

Muiiiiito menor que o número de pessoas que visitam meu site e pedem um orçamento ou dos que eu envio um e-mail marketing e eles abrem e interagem.

SEJA DONO DA AUDIÊNCIA DO SEU SITE

Tendo um site você também se torna dono da sua audiência. Se você, como disse, cria conteúdo de qualidade, as pessoas voltarão ao seu site e você têm eles na mão, podendo mesmo fazer anúncios de remarketing no Google, Facebook e Instagram, como aqueles que você vê ao visitar o site da Americanas, MercadoLivre e afins.

E meus amigos, não criem um negócio baseado em uma única fonte de clientes. 
Já imaginou quem ficou lá no Snapchat, no Facebook (que está quase morto)? Hoje em agosto de 2018 a atenção das pessoas está no Instagram, então você pode achar que ele é o único e melhor lugar né?

Não se engane, amanhã pode chegar uma nova rede e se você não tiver capacidade de prever pra onde seu cliente está se direcionando você vai perder muito.

Com um site é diferente, você cria o conteúdo e ele fica cada vez melhor com o tempo. O Google ranqueia e você vai receber esse tráfego super qualificado constantemente, mesmo que você pare de publicar por um tempo.

Tire férias e passe 30 dias sem postar no Instagram pra você vê o que acontece. Os clientes somem! O Algorítimo te engole!

Ter um bom site também faz com que você seja visto como profissional, como empresa, como um negócio sério. Quando eu quero conhecer melhor uma empresa, eu vou até seu site e vejo tudo que quero saber, se eu não encontro essa informação eu já desconfio de algo.

Com site não, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre lá gerando contatos e clientes. Comigo é assim e com você não vai ser diferente.

Some o Google ao Pinterest como mostrei nesse vídeo aqui sobre o Pinterest e você tá feito, caso seu site seja bom, rápido, bonito, atraente e com conteúdo!

A essa altura você já deve tá se perguntando como eu fiz meu site.

Eu fiz no WordPress, pois é a melhor plataforma para SEO e liberdade de criação. 31% dos site na internet no mundo é feita no WordPress, não podem ser ruins, né?

Mas tenha em mente que falo do WordPress.org, o self-hosted, que você precisa de um tema, dominío e servidor.

Falando em servidor, o meu é hospedado na WP Engine, melhor plataforma de hospedagem para WordPress do mundo!

E eu posso fazer o seu com o mesmo nível de qualidade do meu. Se tiver interesse, fala comigo no WhatsApp clicando aqui que podemos conversar.

Enfim, galera! Era essa a mensagem de hoje!

Veja mais e não vá embora agora...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOSSOS PARCEIROS

QUER APRENDER MAIS?

CONHEÇA MEU CANAL NO YOUTUBE COM DICAS DE MARKETING E FOTOGRAFIA

× Whats