EMAIL MARKETING: GUIA COMPLETO PARA INICIAR
por Arthur Rosa

O email marketing nada mais é que a utilização de técnicas de marketing para criação e envio de mensagens segmentadas através de um sistema de envio de e-mails para um público segmentado e que deu autorização expressa para o recebimento desse tipo de comunicação.
É uma estratégia pouco utilizada por fotógrafos mas que pode gerar resultados incríveis se bem feita e executada, principalmente se aliada com SEO para fotógrafos, anúncios no Instagram e Facebook, envio de mensagem automática no Instagram e o velho e bom boca-a-boca.
Nesse artigo irei fazer uma introdução detalhada ao email marketing e te convido a ler até o final e ainda assinar nossa newsletter para receber os próximos artigos dessa série.
Motivos para usar email marketing
Sabemos que as redes sociais tem comandado a cena quando se trata de fazer marketing, pois temos a falsa impressão de que atenção das pessoas está toda lá.
Mas isso não é verdade, fiz uma pesquisa nos Stories do meu Instagram onde 80% das pessoas disseram abrir seus emails TODOS OS DIAS.
Há muitos motivos pelos quais você deveria estar enviando email para seus leads (contatos), mas aqui estão os que considero mais importantes:
1. Você é o dono da sua Lista de email
Ao contrário do seu perfil no Instagram que pode ser deletado ou mesmo perder a atenção das pessoas pelo advento de uma nova rede social, o email do contato é SEU.
Ninguém vai te tomar ele e a única coisa que pode impedir o contato entre você e seu cliente é o descadastro dele da sua lista de email.
2. email é o principal meio de contato de muitos
Hoje em dia temos WhatsApp, Telegram, Messenger, mas em poucas situações eles são usados para coisas sérias e para vendas.
O email, como uma ferramenta mais formal, tem maior poder de conversão, enquanto os serviços de envio de mensagens tem o poder de facilitar a comunicação com clientes já fechados.
3. email vende muito mais
Um post em uma rede social pode até vender seu serviço, mas uma campanha de email bem feita vende muito mais, principalmente quando você soube segmentar sua lista, assunto que irei tratar mais a frente.
Como começar a fazer email marketing
A primeira coisa que você precisa para iniciar é uma lista de emails, mas antes que passe pela sua cabeça vou logo dizendo:
NUNCA, mas nunca mesmo, compre uma lista de emails. eu, você e todo mundo odeia receber email de empresas que não solicitamos.
Simplesmente marco todos esses emails não solicitados como spam, fico com imagem negativa da empresa e me descadastro sem nem me dar o trabalho de ler a mensagem.
Mas e então, Arthur, como crio uma lista de email marketing?
Fico feliz que você tenha perguntado! Vamos aos passos:
Utilize um serviço de email marketing
Há várias empresas que prestam esse serviço, entre elas temos Active Campaign, Aweber, Constant Contact, Get Response, etc. Mas, como esse é um guia para iniciantes, vou indicar a mais utilizada e com maior grau de facilidade pra você começar sua lista de email: Mailchimp.
Mailchimp tem um plano grátis para até 2000 mil contatos, o que o torna ideal para você que está iniciando. E uma vez que você aumente o número de contatos você pode ir para os planos pagos que iniciam em 10 dólares mensais.
E, obviamente, caso você se aprofunde mais e queira usar uma ferramenta mais robusta no futuro, há a possibilidade de migrar facilmente sua lista de emails.
Você precisa desse serviço para enviar seus contatos e para criar e disparar suas campanhas de email para seus contatos.
Uma vez cadastrado no Mailchimp você vai conectar ele aos vários serviços de captação de contatos que você pode utilizar.
Ah, faça seu cadastro grátis por esse link e se um dia você quiser migrar para um plano pago do Mailchimp, eu e você ganharemos 30 dólares.
Vamos falar sobre algumas estratégias agora.
Crescendo sua lista de email
1. Adicione formulários de captação ao seu site
A essa altura você já tem um site para fotógrafos, certo?
Então, vamos utilizar esse site para captar emails dos visitantes que chegam ao seu site através das redes sociais, tráfego direto ou mesmo do Google, caso você tenha aplicado nossas dicas de SEO para fotógrafos.
Como fazer isso? Depende muito do layout do seu site e alguns outros fatores como plugins que você usa, o CMS, etc.
Mas vou considerar que você usa WordPress, pois é a ferramenta mais utilizada para criação de sites do mundo.
No WordPress você pode utilizar ferramentas como Hello Bar para captar emails grátis, OptinMonster, caso seu site tenha muitas visitas, fazendo vale a pena o preço.
Existe também a possibilidade de criar os formulários através do próprio Mailchimp, eles tem uma ferramenta que fornece o código HTML do formulário para você adicionar ao seu site.
Não vou entrar em questões técnicas de implementação aqui, pois o artigo ficaria mais longo ainda e sairia do escopo do artigo que é uma introdução ao email marketing apenas.
Mas uma lida rápida na documentação de cada serviço, um pouco de conhecimento sobre HTML ou ajuda do seu webdesigner essa tarefa se torna fácil.
Ao passo que você tive mais conhecimento de email marketing você vai aprender sobre pop-ups, landing pages, etc.
2. Crie conteúdo rico para trocar por emails
Algo que ainda funciona e a criação de e-books educativos para trocar pelo email. Você cria um landing page onde a pessoa pode se cadastrar para ter acesso ao material.
Não só e-books, você também pode trocar por planilhas de organização, presets, cupons de desconto, enfim, com criatividade o céu é o limite. O importante é usar essas iscas para captar muitos emails.
O importante é que o material dado seja bom e que faça com que a pessoa queira receber mais de você. Não faça um ebook mal feito com dicas que caberiam num post do Instagram. Pelo amor de Deus, deixe de preguiça.
3. Crie anúncios de cadastro no Facebook e/ou Instagram.
Há uma forma de criar anúncios no Facebook e no Instagram para conseguir cadastros de email, telefone, etc.
Você pode ler mais sobre ela aqui nesse artigo do Facebook, pois explicar como implementar aqui seria fora do assunto.
4. Faça sorteios com cadastrados em sua lista
Algo que funciona demasiadamente bem para crescer sua lista logo no inicio é fazer um sorteio para quem se cadastrar em sua lista.
Eu já fiz isso várias vezes e vale muito mais a pena que fazer sorteio no Instagram, pois pode ter certeza que 10 emails valem mais que 1000 seguidores no Instagram, se você souber trabalhar bem eles, claro.
Como fazer? Crie uma landing page com seu formulário de captura que envie os emails para sua lista no Mailchimp. Após o fim do prazo, utilize uma planilha do excel e utilize a fórmula =RANDBETWEEN(1,100)
por exemplo. Ou use outro método para sortear o email. Sei que você é sabido e entendeu o que disse ou vai pesquisar no Google como sortear uma lista de email. 😀
Capture emails com formulários para quem tem intenção de sair
Uma ótima oportunidade para captar mais emails é utilizar de pop-ups que aparecem quando a pessoa vai deixar seu site. O OptinMonster e o Hello Bar têm essa opção.
Como criar uma campanha de email marketing
Uma vez que sua lista esteja formada e em crescimento, chegou a hora de enviar sua primeira campanha.
Mas não faça isso logo de cara, pense muito bem no que você irá enviar nesse primeiro email, pois ele precisa ser memorável ou quem abrir um email ruim seu jamais irá perder tempo abrindo o segundo.
Como criar uma campanha de email incrível?
Primeiramente, prepare um conteúdo que sua audiência precisa. Tenho certeza que sua lista só tem pessoas interessadas no seu serviço, caso você tenha segmentado bem seu publico.
Diante disso, procure saber o que essa audiência precisa em termos de ajuda. Como fotógrafo de casamento, por exemplo, você pode enviar emails educativos sobre como organizar um casamento, locais para casamento na praia, igrejas para casamento, locais para casar ao ar livre, etc.
Fotografa gestantes? Então envie emails relacionados a coisas que as gestantes possam precisar como: melhor época para seu ensaio de gestante, quais cuidados devo ter ao fazer um ensaio grávida, etc.
Com conteúdo de primeira, o sucesso da sua campanha está garantido.
Cuidados técnicos no email marketing
Uma vez que você tenha pensado e criado o conteúdo da sua campanha de email, o que você mais deseja é que esse email seja entregue a todos da sua lista na caixa de entrada principal, né?
Óbvio que sim, Arthur!
Pois é, mas te adianto logo que não é só apertar o botão de disparar e pronto, você precisa tomar alguns cuidados técnicos para que a empregabilidade de sua campanha seja maximizada.
Quais são esses cuidados? Vamos à lista:
Criando a campanha no Mailchimp
Vamos aprender a como criar uma campanha de e-mail no Mailchimp agora. O primeiro passo, obviamente é fazer login na sua conta. Caso ainda não tenha uma, faça agora por esse link aqui e depois volte para continuarmos.
Após fazer login em sua conta, clique no botão CRIAR CAMPANHA conforme imagem abaixo.
Logo após, escolha a opção e-mail dentre as várias disponíveis, assim como ilustrado abaixo.
Uma feito isso, o resto é bem fácil, só seguir os passos na ordem, mas vamos lá mostrar um por um.
Agora escolha a lista de e-mail a qual a campanha será enviada.
Depois escolha a opção *|FNAME|* para o campo TO.
Escolha seu nome e e-mail, que não pode ser Gmail, Hotmail ou afins, precisa ser seu e-mail institucional do seu domínio que já deve ter sido verificado.
Defina um assunto, lembrando de colar a TAG *|FNAME|* para que o nome do recipiente apareça e faça com que aumente a taxa de abertura das suas campanhas. Seja criativo no assunto do e-mail, pois ele fará toda diferença na sua taxa de abertura.
Agora chegou a hora de escolher o template da sua campanha dentre as mais diversas opções que o Mailchimp oferece.
Não escolha nada chique demais, pegue o que seja mais simples possível pois é melhor de ler, mas adaptável aos diversos dispositivos, etc.
Uma vez escolhido o template, faça o texto do seu e-mail, que deve ser memorável e não fraco como o da imagem abaixo.
Capriche, pois é seu primeiro email e precisa chamar atenção e gerar valor para seu possível cliente.
Agora chegou a grande hora! O momento crucial! A hora do envio! Haha!
Se você estiver fazendo isso durante a madrugada, escolha “schedule” e agende seu e-mail para hora que sua lista está provavelmente acordada. Se for uma boa hora, manda V e envia logo essa campanha e no dia seguinte volte para olhar resultados como taxa de abertura, taxa de cliques, etc.
Além disso, utilize em seu site para fotógrafos o Google Analytics para saber seu número de visitas vindas da campanha de e-mail e muitas outras informações importantes.
Conclusão:
Email marketing não está morto e você, após ter lido esse artigo, tem tudo na mão pra iniciar sua jornada rumo ao sucesso com mais essa arma no seu arsenal de marketing.
Um abraço.
RECEBA ARTIGOS EM PRIMEIRA MÃO
Faça parte e receba dicas, vídeos e áudios exclusivos e seja notificado de aulas ao vivo de marketing.
Deixe um comentário