bume

COMO POSTAR FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO NO INSTAGRAM

Hoje quero falar com você sobre como postar foto em alta resolução no Instagram.
Muitos de nós imaginamos que para postar foto em alta resolução no Instagram precisamos de uma foto com a maior resolução possível para evitar a perda de qualidade das fotos, o que está completamente errado. 🤓

Então hoje vou te ensinar a postar fotos nitidas no Instagram e evitar a perda de qualidade das imagens por erros na publicação e otimização dos arquivos.

Então, meu amigo, todos os dias milhões de fotos são enviadas aos servidores do Instagram por usuários ávidos por likes e comentários. Já imaginou quanto espaço essas fotos não ocupam? Muito espaço!

Diante disso, o Instagram precisa comprimir e reduzir a qualidade das fotos que sejam enviadas aos seus servidores fora dos padrões para economizar e para entregar imagens leves e que carreguem rápido para seus usuários.

Então não faça upload de uma imagem com 20 mega pixels pois isso é para impressão pra um outdoor não para uma rede social primariamente utilizada na pequena tela do celular. 😂

Se você fizer isso vai causar uma perda na qualidade da foto postada no Instagram por conta da alta compressão que o site irá aplicar em sua imagem.

Mas qual é então o tamanho ideal da foto? Calma! Vamos já chegar lá, primeiro vamos falar de proporções da imagem, depois de resolução e tamanho de arquivo.

A “melhor” proporção pro Instagram é a 4:5 vertical

Se você deseja aproveitar ao máximo o espaço de tela dos seus seguidores, a melhor forma de postar uma foto é a vertical na proporção 4:5.

Temos menos de um segundo para chamar a atenção de alguém no feed, então ocupar toda a tela é uma boa oportunidade.

Obviamente, respeite sua imagem. Não corte somente pensando no feed, pois o que importa é a estética geral da imagem.

Exemplos de proporções 4:5, 1:1 e 3:2.

proporção de fotos no instagram

Mas como cortar minha foto em tamanho 4:5? 🤔

Vou usar o Lightroom para exemplificar, mas qualquer editor de fotos ou aplicativo para edição de fotos tem essa ferramenta de corte de imagem.

No Lightroom, no módulo revelação você pressiona a tecla R para abrir a ferramenta de corte e depois escolha a opção 4:5 no aspecto.

proporcao ideal para instagram

Entretanto, caso sua foto seja horizontal, basta você escolher o aspecto 4:5 e depois utilizar a ferramenta de corte para mudar a orientação.

cortar foto para instagram

Outra proporção comum no Instagram é a 1:1 (foto quadrada) e também temos a 3:2 que é a padrão da maioria das câmeras fotográficas.

Resolução ideal para qualidade no Instagram

Enfim, agora vamos falar de resolução.

Como disse, a maior resolução não é a maior escolha então você deve utilizar a maior resolução utilizada pelo Instagram que é 1080px na aresta longa da sua foto.

35% DE DESCONTO NO MELHOR SISTEMA PARA AUMENTAR SEGUIDORES REAIS NO INSTAGRAM


CONHEÇA O BUME

No Lightroom, após a edição e corte da foto na proporção ideal para sua composição você vai pressionar COMMAND+SHIFT+E(MAC) ou CTRL+SHIFT+E(Windows) e na janela de exportação você vai alterar os seguintes parâmetros:

perda de qualidade fotos intagram

Na qualidade, escolha 75, que é o sweet spot para comprimir e manter a qualidade da foto no Instagram.

Caso você tenha o JPEG Mini instalado, deixe a qualidade em 100 e passe o programa pra comprimir a imagem sem perda de qualidade.

Eu falo sobre o JPEG Mini nesse vídeo aqui, caso queira saber mais.

fotos nitidas instagram

O próximo passo é a resolução da imagem. Você vai colocar a opção 1080px na aresta longa, que é o máximo de resolução que o Instagram precisa e exibe.

Pronto, só isso! Clique em exportar e voilà! 👋🏻

Depois disso é só enviar a imagem pro seu celular e postar. 
Caso queira postar pelo computador, nesse vídeo aqui eu ensino como postar imagem no Instagram pelo computador facilmente, mas fiz uns testes e me decepcionei, pois observei uma notável perda de qualidade .

Conclusão

É notório que fotos com boa qualidade são essenciais para que seu trabalho seja bem visto. Então não deixe a desejar nesse quisito.

Ah, essas regras também valem caso você esteja criando um anúncio no Instagram, viu!

Por fim, meu amigo, assine nossa newsletter e receba os artigos em primeira mão no seu e-mail. Cadastre-se abaixo.

Um abraço, pessoal! 😉

Veja mais e não vá embora agora...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINE A NEWSLETTER


©2019 Arthur Rosa, todos os direitos reservados.

QUER APRENDER MAIS?

CONHEÇA MEU CANAL NO YOUTUBE COM DICAS DE MARKETING E FOTOGRAFIA