OTIMIZE SUAS IMAGENS PRO FACEBOOK NO LIGHTROOM
por Arthur Rosa

Não há nada mais chato que tirar uma foto, editar com todo cuidado, aplicar nitidez e na hora de compartilhar a imagem no Facebook ver todo o seu trabalho destruído pela compressão de imagens aplicada pelo computadores da rede social.
Fiz esse artigo ilustrando o método que utilizo no Lightroom 5 para que minhas imagens fiquem com a melhor qualidade possível no Facebook.
Também demonstro um método alternativo para quem não quer usar nenhum software além do Lightroom para otimização da imagem.
Quando você faz o upload de uma imagem com a resolução maior que os 2048px máximos do Facebook e com um tamanho de arquivo grande, essa imagem será compactada para salvar espaço nos servidores da rede e para que a mesma possa carregar mais rápido quando visualizadas. O grande problema é que o Facebook compacta demais e acaba destruindo a imagem, fazendo com que a mesma pareça granulada e de má qualidade.
Então para que vc não publique mais imagens com 5000px e 10mb de tamanho fazendo com que elas fiquem ruins, vou demonstrar passo a passo como otimizo minhas imagens no Lightroom.
1. PRIMEIRO PASSO
Após editar a imagem no Lightroom, pressione command+shif+e(CTRL+SHIF+E) para exportar e logo em seguida você verá essa janela:
1º- CONFIGURAÇÕES DE ARQUIVO
O “formato da imagem” deve ser JPEG e o “espaço de cor” deve ser sRGB, que é o padrão da internet.
A “qualidade” deve ficar em 100 para manter a nitidez e qualidade geral da imagem em telas de retina, cada vez mais comuns.
2º DIMENSIONAMENTO DE IMAGEM
Deixe a “aresta longa” com 2048px, que é a resolução máxima do Facebook até o momento.
Altere a “resolução” para 75 dpi.
3º NITIDEZ DE SAÍDA
Coloque a nitidez para “tela” e coloque em “máxima”, salvo se você tiver aplicado muita nitidez de entrada enquanto editou a imagem.
4º METADADOS
Deixe apenas “direitos autorais”, pois assim vc evita de ter mais informações no arquivo imagem e aumentar o seu tamanho.
Pronto, agora exporte para a pasta que você deseja.
Veja na imagem abaixo que o arquivo exportado tem 1,7MB de tamanho. Isso é muito, por isso o Facebook comprime a imagem para que ela fique pequena, só que nessa compressão eles retiram muito a qualidade das nossas fotos. Diante disso, você precisa comprimir esse arquivo sem perda de qualidade para que o facebook não o faça por você no upload.
2. USAR O PROGRAMA JPEGmini
Como eu disse, após exportada a imagem ficou com 1,7MB de tamanho de arquivo. Agora vem o pulo do gato.
Eu utilizo para otimizar o tamanho dos meus arquivos para publicações no meu site, facebook e até mesmo para entrega aos clientes o programa JPEGMINI. Esse programa é fantástico, pois eles tem um algoritmo maluco que diminui o tamanho dos arquivos JPEG de forma absurda e sem perder absolutamente NADA em qualidade. É economia pura de espaço no seu servidor, HD e de quebra ele otimiza suas imagens para publicar no Facebook.
O que eu faço é o seguinte, logo após a exportação de todas as imagens que desejo publica eu abro o JPEGmini e as otimizo.
Vejam no screenshot abaixo que o arquivo foi reduzido de 1,7MB para apenas 354kb. Simplesmente uma redução de 4.3X sem perda alguma de qualidade!!!! Diante disso o algoritmo chato do Facebook não irá diminuir mais a qualidade das fotos porque eu já fiz isso por eles com um programa muito superior ao que eles usam. 😛
JPEGmini não é um software barato, mas ele vale cada centavo, principalmente se você entrega suas fotos via wetransfer, Dropbox, etc. Quem me deu a dica deles foi o fotógrafo mexicano Fer Juaristi em um Workshop que fiz com ele.
Você pode comprar no site oficial ou na B&H Photo via download digital.
3. PUBLICAR NO FACEBOOK.
Não custa lembrar, que se você vai publicar as imagens em um álbum no Facebook, deve marcar a opção “alta qualidade” como no screenshot abaixo.
Método sem utilizar o JPEG Mini
Caso você não queira comprar o JPEG mini, uma opção é diminuir a qualidade da imagem para 90 no painel de exportação do Lightroom. Você pode ver como fiz através da imagem abaixo.
Eu fiz alguns testes e os resultados são bem parecidos. Entretanto, ainda seria vantagem comprar o JPEG Mini para economizar com armazenamento em nuvem, transferir fotos para os clientes mais rapidamente e diminuir custos com CDN e hospedagem.
Tem outras dicas? Compartilhe conosco nos comentários. Ou, caso queira, você pode ver todas as fotos da e-session linda que ilustra esse post.
RECEBA ARTIGOS EM PRIMEIRA MÃO
Faça parte e receba dicas, vídeos e áudios exclusivos e seja notificado de aulas ao vivo de marketing.
Deixe um comentário