bume

COMO EU COBRO POR FOTOGRAFIA DE CASAMENTO

Para cobrar um valor acima da média você tem que oferecer um serviço acima da média. Tem que se diferenciar muito dos seus concorrentes para que seu público te veja como a única opção quando se trata de contratar um fotógrafo.

Hoje eu quero mostrar meu orçamento para vocês, já que sei que muita gente tem curiosidade sobre isso. Entretanto, a lição mais importante desse artigo vai ser entender o pensamento por trás de cada valor e pacote.

Antes de tudo, devo deixar claro, que serviços artísticos tem valores totalmente diferentes entre um profissional e outro e principalmente entre regiões.

O que cobro aqui é considerado um absurdo para quem mora em Itinga do Maranhão, minha cidade natal, e uma bagatela para mercados como Brasília e São Paulo.

QUANTO DEVO COBRAR POR MINHA FOTOGRAFIA?

CONTABILIZE SEUS CUSTOS OPERACIONAIS

O primeiro passo é contabilizar seus custos. Você precisa saber exatamente quanto vai gastar para entregar seu serviço.

Existem custos fixos e variáveis; sendo fixos, por exemplo, aluguel, funcionários, energia, internet, etc… Aqueles que independente do número de clientes que você atenda sempre serão os mesmos.

Custos variáveis, por outro lado, são os custos que dependem do número de clientes, como álbuns, pendrives, embalagens, mimos, etc…

Por mais básico que isso pareça, a maioria dos meus colegas não colocam isso na ponta do lápis.

Depois de contabilizado os custos você deve decidir quanto você vai ganhar. Esse será o valor que você irá usar para prover sua família, viajar, tirar férias, etc.

Pode ser que no começo, por você ter um outro trabalho ou fonte de renda, você possa abrir mão desse salário em prol do crescimento da sua empresa.

Muitos fizeram isso, eu fiz isso no começo, cobrava bem menos para conseguir clientes e poder fazer meu nome no mercado.

Isso chama-se prostituir o mercado? Alguns dizem que sim, mas eu chamo de guerra da sobrevivência e inserção no mercado.

Os que estão lá em cima vão achar ruim porque você vai tomar clientes deles e os que estão lá embaixo se continuarem cobrando pouco vão acabar quebrando e saindo do mercado.

Então cabe a você saber fazer muito bem as coisas para que não passe muito tempo cobrando pouco, pois você vai acabar perdendo no longo prazo e irá sair do mercado.

CONHEÇA SUA REGIÃO DE ATUAÇÃO

Você deve saber quanto os melhores e piores fotógrafos da sua região cobram pelos serviços, pois assim você poderá precificar melhor seu trabalho de acordo com o que os clientes desse local estão dispostos a pagar.

Aqui em Fortaleza um fotógrafo de casamento custa de 500 a 7000 reais pelo que ouço falar e converso com amigos.

Se eu colocar meu preço acima de 7mil eu preciso ser muito diferenciado e muito melhor que esse meu amigo. Não só ter o melhor trabalho, mas a melhor relação dentro do mercado, o melhor branding, o melhor tudo.

Preciso provar para as noivas que apesar de ser mais caro só existe eu quando se trata de fotografar um casamento.

É fácil isso? Nem um pouco! Haha! Quando eu descobrir tudo que é preciso, farei um artigo aqui ou um vídeo no canal de fotografia no YouTube

QUER APRENDER MUITO MAIS?

ASSINAR CANAL NO YOUTUBE

QUANTO O ARTHUR ROSA COBRA?

Você pode clicar aqui para ver meu orçamento de fotografia de casamentos em Fortaleza-CE. Para outros locais como quando sou fotógrafo em Nova York, eu tenho políticas diferentes.

Primeira coisa que faço é não enviar PDF. Porque não? Porque PDF eu não posso tirar do e-mail do cliente e não posso alterar quando quero. Apesar de poder colocar prazo de validade da proposta, eu prefiro enviar tabela de preços no meu site para ter maior poder sobre quem está vendo e o que está vendo.

Além disso, posso adicionar tags de remarketing para quem visitou essa página, melhorando a efetividade das minhas campanhas de anúncios, mas esse é um assunto pra outro artigo.

Logo ao abrir o orçamento você nota que eu personalizo a mensagem com o nome da cliente. Isso com certeza faz a diferença.

Eu divido os pacotes em 3 opções, sendo a do meio a mais vendida.

Porque só 3? Porque quando mais possibilidade de escolha menor a chance de uma delas ser escolhida. Ninguém gosta de ser bombardeado com opções.

Na primeira opção eu atendo as noivas que querem apenas a cobertura fotográfica do casamento.

Na segunda as que querem também um álbum de casamento impresso.

Na terceira eu dou todas as opções necessárias para uma cobertura completa.

Logo abaixo eu tenho os valores avulsos de cada serviço pra ancorar a vantagem de contratar um pacote.

Mais abaixo eu tenho duvidas frequentes respondidas para que o cliente já possa tirar dúvidas e também se sentir seguro comigo. 

E no fim tenho depoimento de um dos clientes e a possibilidade de ver mais depoimentos, que são chamados de prova social, onde o cliente pode perceber que meu serviço é bem aceito.

Enfim, meus amigos, se você aprendeu algo nesse artigo não deixe de compartilhar com os amigos.

Forte abraço!

Assista em Vídeo no Canal

Veja mais e não vá embora agora...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSINE A NEWSLETTER


©2019 Arthur Rosa, todos os direitos reservados.

QUER APRENDER MAIS?

CONHEÇA MEU CANAL NO YOUTUBE COM DICAS DE MARKETING E FOTOGRAFIA