bume

CANON EOS M50 – REVIEW EM PORTUGUÊS

Hoje vou fazer o review em português da Canon EOS M50. Com 24.1 Megapixels num sensor APS-C, tela móvel, gravação de vídeo em 4K, wifi, e muitas outras features legais, será essa uma boa câmera? Vamos descobrir!

Comprei essa câmera com o propósito de gravar vlogs para o IGTV e fotografar coisas pessoas em família e vou logo dizendo que estou muito feliz com a escolha desse equipamento.

VANTAGENS DA CANON M50 PARA FOTOGRAFIA

Vamos começar com as vantagens e depois eu falo das desvantagens e espero que esse vídeo seja útil na sua decisão de comprar ou não essa pequena aqui.

TAMANHO E ERGONOMIA

Compacta e poderosa. com apenas 387 gramas essa câmera se mostra uma das melhores opções para quem quer um equipamento com qualidades profissionais em um corpo fácil de carregar para todo lado e criar muito mais.

AJUSTE DE ISO EM 1/3 DE STOP

Uma das poucas coisas que não gostei da Canon EOS Rebel T7i que fiz um review há alguns meses foi o fato dela não ter essa opção de altar o ISO em 1/3 de de STOP.

Não me parece nada razoável ter que mudar o ISO de 200 para 400, de 400 para 800 e de 800 para 1600. Gosto de ter a liberdade de ajustar em pequenas porções e obter o resultado mais preciso possível em minhas exposições.

TELA MÓVEL

Tem tela móvel que é super útil para quem busca uma câmera para vlogs e também fotógrafos que querem ter a opção de fotografar em ângulos mais altos ou mais baixos.

Acho que deveria ser padrão em toda câmera ter uma tela assim. Facilita demais a vida de fotógrafos e filmmakers e de pessoas que querem apenas tirar um selfie bem exposto e com composição interessante.

SENSOR DA CANON EOS M50

A M50 usa sensor similar ao de câmeras incríveis como a Canon EOS 80D, um APS-C CMOS de alta resolução com 24.1MP.

Para segurar as pontas desses arquivos, a Canon colocou o mais novo processador DIGIC 8 que faz com que essa pequena tenha um ótimo desempenho em ISOs elevados, superior a da sua prima M5 e comparável ao da 80D.

Falando em ISO, o mesmo tem range nativo entre 100 e 25600, mas não te aconselho a usar nada acima de 3200 se você quer uma foto decente.

Pra você ter noção do desempenho de ISO dela, vamos comparar lado a lado uma foto feita com a Canon EOS 5D Mark IV e outra com a Canon M50.

EXCELENTE AUTOFOCO DUALPIXEL

Além disso, conta com o incrível e único sistema de foco DUAL PIXEL que faz da Canon uma das marcas mais incríveis quando se trata de autofoco continuo.
dual pixel m50
Ela conta com cobertura de 80% do sensor em termos de ponto de focos, fazendo com que as chances de você errar o foco sejam praticamente anuladas, já que em certas lentes temos até 143 pontos de foco disponíveis.

O dual pixel é excelente para vídeo, onde você pode utilizar o autofoco continuo que é mais que perfeito quando o assunto é seguir o sujeito e mantê-lo em foco.

Uma outra característica da câmera que gostei muito foi a touch and drag (toque e arraste) para focar. Você utiliza seu dedão na tela de 3” e movimenta o ponto de foco para onde achar necessário.

Muito legal mesmo isso, já que ela não tem um joystick como as mais profissionais da linha 5D, essa função vai te ajudar a focar em objetos menores e com mais precisão.

dual pixel m50

VIEWFINDER QUE FUNCIONA

O visor eletrônico LCD de alta qualidade facilita fotógrafos profissionais e entusiastas na hora de fotografar por você pode ver os ajustes de exposição logo antes da captura, algo que não demos das DLSR.
canon m50 review portugues
Eu nunca gostei muito de viewfinders eletrônicos das mirroless porque os mesmos são um pouco lento em ler a cena e mostrar em tempo real o que está acontecendo, mas a M50 faz um excelente trabalho, acredito que por conta do DIGIC 8.

VANTAGENS DA CANON M50 PARA VÍDEO

Como disse, um dos motivos pelos quais eu comprei a M50 foi para vídeo. A Canon poderia ter feito mais nesse campo, mas acho que eles quiseram poupar as câmeras superiores de uma queda em vendas por conta das das vantagens da M50.

Falando em vantagens, vamos a elas.

MELHOR CÂMERA PARA VLOG E YOUTUBERS?

A Canon M50 tem entrada para microfone, o que faz a vida de vloggers e criadores de conteúdo para YouTube, IGTV e afins muito felizes, afinal você não vai depender do péssimo microfone interno dessas câmera como os usuários da Sony RX100.

Pode colocar um microfone externo e ter uma melhor captação de áudio na câmera é essencial para quem leva vídeo um pouco mais a sério, afinal o áudio é 50% do vídeo em minha opinião.

MIRROLESS QUE FILMA EM 4K

Filma em 4K 24 fps com um codec bem bacana com bitrate de 120 megabits por segundo, o que é um plus para quem busca essa resolução mais alta, mas fique até o final que tem uma pegadinha nesse 4K e vou falar dela nas desvantagens da câmera.

Como você pode ver no vídeo abaixo, a qualidade é bem bacana. Nos takes da Alice usei a Canon EF 24mm 1.4L II e nos outros a lente de Kit Canon EF-M 15-45mm f3.5-6.3.

FOCUS PEAKING

Quem trabalha com filmagem e utiliza o modo manual para focar sabe o quanto focus peaking são importantes. A Canon M50, surpreendetemente vem com essa função maravilhosa. Obrigado, Canon!

TIMELAPSE 4K NA CÂMERA

Pra quem gosta de fazer timelapses, a M50 nos dá a possibilidade de fazer na câmera de e ainda em 4K! Muito bom, pois nem mesmo a 5D Mark IV tem essa possibilidade que só era antes encontrada na Canon EOS 6D Mark II.

CONECTIVIDADE

Tem também WIFI, Bluetooth e NFC para transferência fácil e rápida de arquivos entre câmera e computador ou celular. Uma pena que não tem como transferir arquivos RAW via WIFI para o celular. Seria ótimo ter essa opção e editar facilmente com meus Presets para Lightroom mobile.

Essas são algumas das vantagens da Canon M50, agora vamos falar das desvantagens, que apesar de serem poucas, existem.

PONTOS NEGATIVOS DA M50

Nehuma câmera é perfeita ou possui tudo que desejamos. Então vou falar das desvantagens da Canon M50 só mesmo porque este é um review e precisamos tocar nesses pontos, mas nada que tire os méritos dessa pequena.

POUCAS LENTES DISPONÍVEIS NATIVAMENTE

A Canon colocou o mount M nessa pequena. Então suas lentes EF ou EF-S não são nativamente compatíveis e a Canon até o momento tem um pequeno arsenal de lentes disponíveis para venda.

Entretanto, tenho uma boa notícia! A Canon lançou um adaptador que permite você usar qualquer lente EF ou EF-S na sua M50 e com todas as qualidades.

Esse adaptador EF-EOS M uma vez montado na câmera transforma ela na câmera Canon com o maior lineup de lentes disponíveis, pois você poderá usar todas as lentes Canon, sejam elas EF, EF-S ou EF-M(removendo o adaptador, claro).

Mas aí você me fala, covardia da Canon fazer isso. Não, elees estão certos. A câmera é voltada para pessoas que querem qualidade num corpo leve e pequeno. Então colocar um mount EF iria aumentar muito o tamanho da câmera e se você já usou uma lente EF série L sabe do que tô falando.

BAIXA SELEÇÃO DE LENTES CLARAS

Não tem lentes nativas muito claras. A lente de Kit é uma 15-45mm f3/5-6.3 que não nos possibilita fotografar com muita facilidade quando a noite cai.

A lente mais clara é a EF-M 22mm 2.0 que equivale a uma 35mm no fullframe. Não posso dizer que é escura, mas que eu gostaria de ter um 1.4 eu gostaria. Mas como já disse, posso usar qualquer uma das minhas lentes 1.4 por conta do adaptador EF-M.

4K SEM DUAL PIXEL E APENAS 24 FPS

Outra desvantagem que diz respeito a quem quer filmar é o 4K dessa câmera. Além de só ter 24fps, limitando quem gosta de um slow motion, tem um crop de 1,7x, ou seja sua lente 35mm que já era equivalente a uma 56mm por conta do 1,6x de crop do sensor APS-C vai se tornar equivalente a uma 95mm!!! 😱

E pra piorar o dual pixel não é ativo. Você vai ter que se virar com foco manual, pois o de contraste que a Canon colocou no 4K é horrível.

Mas sobre o 4K 24 fps é besteira, usuários da Sony A6500 também não têm mais que 30fps em 4K. Seria demais ter 4K 60pfs numa câmera desse preço. Se você precisa disso, compre a GH5.

DESVANTAGENS NA USABILIDADE

Agora vou falar sobre algumas desvantagens na hora de operar a câmera. Pois nem tudo são flores, meu caro leitor.

MAIS UM DIAL SERIA EXCELENTE

E apenas uma pequena desvantagem na usabilidade, falta de um dial ou botão dedicado para ISO e/ou abertura. O botão da frente é usado para velocidade, o botão fn eu atribuí para o ISO, mas para abertura eu não tenho um dedicado, o que faz a troca de abertura ser um pouco lenta.

Mas isso não é um baita problema e usuários das Rebel já sabem disso.

PORTA DE ACESSO AO CARTÃO E BATERIA

Se você montar sua câmera num tripé ou gorilla pod para vlogar, você bloqueia a entrada de bateria e de cartão, o que pode ser chato para quem está filmando ou fotografando na rua e tem pressa.

BATERIA PEQUENA

Trate de comprar baterias extras caso você queira filmar bastante e ao viajar. A bateria é pequena e não tem grande duração, então o ideal é ter pelo menos duas.

QUALIDADE DE IMAGEM

Fotografei um vária coisas com essa pequena e fiquei muito satisfeito com a qualidade do arquivo RAW CR3 de 14bits que ela me entrega.

Bastante definição, nitidez e cores típicas da Canon.

CANON EF-M 15-45 f3.5-6.3 IS STM

Essa é a lente de kit que vem com a M50. Uma lente decente para uso comum sob a luz do dia, mas muito escura para usar quando a noite cai ou em locais fechados.

Outra coisa que não gosto é que você precisa destravar a lente através de uma chavezinha que tem na lateral para começar a usar, algo que diminui a velocidade entre ligar a câmera e sair fotografando.

Eu sugiro demais que você compre a Canon EF-M 22mm 2.0 STM, pois é mais clara e tem equivalência a uma 35mm no fullrame, distância focal muito útil para o uso geral.

PRA QUEM É ESSA CÂMERA

Acredito que para uso profissional, não seja a melhor opção. Dá pra usar, mas há limitações que você não pode lidar quando está recebendo para fazer um trabalho bem feito.

Agora se você quer uma câmera que te desperte a vontade de carregar na bolsa para fotografar sempre, para viagens, para momentos em família, para gravar vídeos do YouTube, fazer Stories no Instagram e vídeos do IGTV com maior qualidade, essa é a câmera.

É bonita, compacta, entrega arquivos incríveis e está dentro de uma faixa de preço razoável.

Agora se você trabalha com vídeos num padrão mais sério, vale a pena investir 200 dólares a mais e pegar uma Sony a6300 que entrega melhor qualidade de vídeo no geral.

CANON M50 ONDE COMPRAR

Se você quer comprar uma Canon M50 e não sabe onde, vou te dar alguma opções.

Se você vai para os EUA, pode comprar na B&H Photo clicando aqui. A B&H é uma das maiores lojas de fotografia do mundo!

Eu comprei aqui no Brasil na Americanas.com e você também pode fazer clicando aqui.

Ou, obviamente, você pode comprar no Mercado Livre ou cotar com meu amigo Firmo Filho clicando aqui.

CANON EOS M50 - REVIEW EM PORTUGUÊS

Hoje vou fazer o review em português da Canon EOS M50. Com 24.1 Megapixels num sensor APS-C, tela móvel, gravação de vídeo em 4K, wifi, e muitas outras fea

Editor's Rating:
4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOSSOS PARCEIROS

QUER APRENDER MAIS?

CONHEÇA MEU CANAL NO YOUTUBE COM DICAS DE MARKETING E FOTOGRAFIA

× Whats