ATÉ QUE PONTO IR NA CONSTRUÇÃO DO PORTFOLIO
por Arthur Rosa

Para se tornar um fotógrafo profissional bem sucedidos precisamos de um bom portfólio para que sejamos notados pelas pessoas certas. Mas a dúvida que muito de nos temos é: até que ponto devemos ir para construir um bom portfólio no início da carreira fotográfica?
Devemos cobrar pouco?
Não. Na minha opinião, não! Trabalhar cobrando pouco pode te ajudar a fechar muitos contratos e aumentar seu portfólio mas isso pode sujar sua frágil reputação.
Se você cobrar R$200,00 de um cliente para fotografar a festa de aniversário do filho dele, você provavelmente será referenciado para o amigo daquele cliente que agora será seu cliente também. O grande problema é que provavelmente você terá que manter o preço que cobrou do primeiro cliente, pois esse se recusará a pagar R$1000,00 se você cobrou 80% menos do amigo dele.
Tudo isso pode se tornar em um ciclo vicioso onde só quem perde e você fotógrafo.
Mas tenha em mente que isso que falei é sobre cobrar realmente pouco. Não há nada de errado em, por exemplo, cobrar 20% do seu valor normal para uma pessoa que tem grande influência como uma blogueira(o) famosa para fazer fotos para o blog dela(e) em troca de publicidade e um backlink para seu próprio blog vindo do dela. Nesse caso, considere que você está recebendo o pagamento integral, só que uma parte em dinheiro e a outra em publicidade.
Devemos fotografar de graça?
Sim e não. Depende da situação. Devemos analisar o quão vantajoso pode ser trabalhar de graça para uma certa pessoa. Análise a influência que a pessoa possui em mídias sociais e na sociedade em geral, pois o boca-a-boca que ela pode fazer poderá lhe trazer bons clientes.
Você também pode combinar com a pessoa que está ganhando a sessão fotográfica de graça que ela deve publicar o trabalho nas redes sociais lhe dando os créditos pelas imagens ou colocando o link para seu site/blog.
Quase todos os fotógrafos trabalharam de graça algum dia. Mas o que você deve ter em mente é que nunca deve trabalhar de graça mais de uma vez para a mesma pessoa, ou isso poderá arruinar sua carreira que mal começou.
E se as coisas não começarem a melhorar depois de um tempo, ainda devo continuar fotografando de graça?
Não. Se você já espalhou por sua cidade e redes sociais que você é fotografo e mesmo assim os clientes não chegam é porque você está fazendo algo errado. Fotografar de graça não irá te ajudar mais depois de seis meses a um ano tentando entrar no mercado.
Tente melhorar suas habilidades com negócios e marketing, além de estudar bastante para melhorar sua arte. Pois dificilmente um marketing bom irá levar um trabalho ruim ao sucesso.
RECEBA ARTIGOS EM PRIMEIRA MÃO
Faça parte e receba dicas, vídeos e áudios exclusivos e seja notificado de aulas ao vivo de marketing.
Deixe um comentário